Cuiabá/MT, 24 de Abril de 2024

NOTÍCIAS sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018, 09h:27 | - A | + A

ESPORTE

RALLY ECOLÓGICO CUIABÁ 300 ANOS

Por: Assessoria

A largada só acontece daqui a 90 dias, mas o coração já começou a bater mais forte, e a contagem regressiva para um evento histórico será dada às 18h desta sexta (7), na Orla do Porto, quando será lançado o ‘Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos’. O evento que contará com a presença de autoridades, como o prefeito Emanuel Pinheiro e os secretários envolvidos terão como palco a Lacerda Peixe e Grill, na avenida Beira Rio – mesmo local da largada em 30 de março de 2019, no evento que abre oficialmente as comemorações do tricentenário da capital mato-grossense.

No local estarão expostos alguns veículos de competição, jipes, pick-ups e motos, com a presença de pilotos, navegadores e parceiros do projeto, como os secretários de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Cultura, Esportes e Turismo, Francisco Vuolo, e do Meio Ambiente, Joares Samaniego “É com muito prazer que vamos apoiar esse evento, que vem de encontro à política do prefeito Emanuel Pinheiro, que é a de fazer a nossa cidade retomar o título de Cidade Verde”, disse Samaniego.

“Desde o início da gestão do prefeito já estamos distribuindo mudas de árvores nativas em vários bairros da cidade; agora vamos fazer um plantio no Coxipó do Ouro, que tem todo um apelo histórico e turístico”, disse José Roberto Stopa.

“O Rally Ecológico fez um brilhante trabalho de conscientização durante 10 anos, plantou mais de 10 mil mudas e distribuiu alimentos, atraindo pilotos de várias partes do País. Um evento como esse tem que estar fixo no calendário de Cuiabá”, comentou Francisco Vuolo.

Também são parceiros do evento as secretarias de assistência social e de Mobilidade Urbana, além do apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (Batalhão Ambiental) e Ciopaer, bem como o Juizado Volante Ambiental.    

Inscrições -

As inscrições para o Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos foram abertas no último dia 3 de dezembro (segunda-feira) e em três dias já chegavam ao preenchimento de 20% das 200 vagas. Pilotos e navegadores com veículos em boas condições de disputa off-road podem garantir um lugar neste grid por meio do site www.cronorally.com.br ou pessoalmente nas concessionárias Toyota de Cuiabá (Via Láctea) e Várzea Grande (Orion) nas categorias 4x4 Master e Turismo (4x2) e Motos Master, Novatos e Over40). A organização ainda estuda a possibilidade de abrir a participação das categorias Quadriciclos e UTV’s.  

“Se percebermos o real interesse de pilotos, retomaremos essas categorias”, disse Haroldo Pires, diretor técnico do rally.

O certame será realizado no dia 30 de março, com largada na Orla do Porto, em Cuiabá, e chegada na Aldeia Outdoor Sports, no Km 14 da MT 010, após uma trilha de 150 Km, por estradas vicinais da região.

A prova será realizada em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Toyota, Via Láctea, Orion, Sena Pneus, CDL, Sindipetróleo, Postos Morada e Skivo. Além de unir o esporte, o turismo, o lazer e a aventura, o Rally Ecológico resgata o espírito da conscientização ambiental e ações sociais que beneficiarão cerca de 100 famílias, por meio do plantio de mudas de árvores nativas no Coxipó do Ouro e a arrecadação de cestas básicas, através das inscrições.  

História

O Rally Ecológico do Brasil foi criado em 2002 por um grupo de desportistas off-road, formado por Luiz Galvan (ex-vice-presidente da Federação de Automobilismo de Mato Grosso); Jamil Farias, o piloto Márcio Henrique de Souza, Marcos Meireles e Eremi Verona. No primeiro ano – com percurso de dois dias, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães - o evento teve a participação e 60 equipes (carros e motos), e, gradativamente o número de inscritos foi crescendo, até o Ecológico se tornar o segundo maior rally de regularidade do País, com 600 participantes, nas categorias 4x4 master, novatos, turismo, motos máster e novatos e quadriciclos.

Durante 10 anos a prova marcou época com algumas inéditas, como o primeiro rally a montar um ‘Prólogo’, onde os veículos eram exibidos ao público, na noite anterior á largada. O Ecológico percorreu trilhas nas cidades de Juscimeira, Jaciara, Campo Verde, Dom Aquino, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cáceres e Nobres, plantando 5 mil mudas de árvores nativas e distribuindo 20 toneladas de alimentos aos mais necessitados. Como evento pioneiro, o Ecológico revelou centenas de pilotos e navegadores; muitos dos quais competem atualmente com sucesso em eventos nacionais, como o atual campeão brasileiro Máster de Rally de Regularidade, Olair Fagundes.  

O que é Rally de Regularidade ?

Rally de Regularidade é uma prova automobilística na qual o objetivo da equipe, piloto e navegador, é seguir o trajeto determinado pela organização, através de uma planilha (mapa), mantendo médias horárias pré-estabelecidas. Normalmente é realizada em estradas não pavimentadas e trilhas em fazendas fechadas para o evento.

Mesmo sendo uma competição com a participação de vários veículos não há disputa direta de posições entre os competidores. A largada ocorre de 1 em 1 minuto e normalmente não ocorrem ultrapassagens durante a prova pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra sua própria capacidade de manter as médias horárias e o caminho correto.

As médias variam no decorrer da prova e são compatíveis com o terreno onde a prova se desenvolve e categoria dos competidores. As médias impostas em trechos perigosos são bem reduzidas ou limitadas por radar sujeitando as equipes a penalizações. Tudo para manter a segurança e integridade dos competidores.  

Mais informações:

www.cronmorally.com.br www.facebook.com/rallymt / Instagram/rallyecologico300  

Imprensa:

Rallyecologicocuiaba300anos@gmail.com/ (65) 99602 2014

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

PRÓXIMO PROGRAMA

Cultura a Dona da Noite

20:00 às 00:00

Cultura a Dona da Noite

Pop Rock, Flashbacks e os grandes Hits Românticos